Às vésperas do terceiro aniversário do conflito entre Rússia e Ucrânia, Washington e Moscou decidiram buscar uma solução para encerrar a guerra o mais rápido possível.
![]() |
Rússia e EUA em reunião na Arábia Saudita |
Delegações dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram em Riad, capital da Arábia Saudita, sem a presença de representantes da Ucrânia ou de qualquer outro país europeu.
Na reunião, realizada nesta terça-feira (18/02), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, concordaram que uma equipe de alto nível deve ser nomeada para encontrar soluções duradouras, sustentáveis e mutuamente aceitáveis para o conflito.
EUA e Rússia concordam em cooperação econômica e reabertura de embaixadas
Além das negociações de paz, os Estados Unidos e a Rússia também concordaram em fortalecer os laços diplomáticos e econômicos entre os dois países.
Em entrevista à Associated Press após a reunião, Marco Rubio afirmou que as duas nações chegaram a um acordo para restaurar o quadro de funcionários em suas respectivas embaixadas em Washington e Moscou, criar uma equipe de alto nível para apoiar as negociações de paz e expandir a cooperação econômica.
Os dois países também devem preparar o terreno para uma futura colaboração em questões de interesse geopolítico e para oportunidades históricas de investimento e reconstrução após uma resolução bem-sucedida do conflito na Ucrânia, segundo comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.
No entanto, Rubio ressaltou que as conversas são apenas o início de um diálogo, e que ainda há muito trabalho a ser feito. Sergey Lavrov reforçou as declarações do secretário americano e afirmou que "a conversa foi muito útil".
"Nós não apenas ouvimos, mas também entendemos um ao outro", declarou Lavrov.
O assessor de segurança nacional de Donald Trump, Michael Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steven Witkoff, participaram da reunião ao lado de Rubio. Pela parte russa, o assessor de política externa de Vladimir Putin, Yuri Ushakov, acompanhou Lavrov nas negociações.
Zelensky critica negociações entre EUA e Rússia
![]() |
Zelensky critica negociações entre EUA e Rússia |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou as tratativas entre Rússia e EUA, alegando que a reunião foi realizada "pelas costas" da Ucrânia e da Europa. Para ele, os países europeus deveriam ter sido incluídos nas discussões sobre o fim da guerra.
Zelensky afirmou que não aceitará imposições de Washington e Moscou.
Otan
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, pediu nesta terça-feira que a Otan reconsidere sua promessa de incluir a Ucrânia na aliança militar.