Governo Lula recebe mais uma má avaliação em pesquisa Quaest

 


Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), a maioria dos eleitores de oito estados acreditam que o Brasil está indo na direção errada. O levantamento ouviu 6.630 pessoas com 16 anos ou mais nos estados de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A Quaest já havia feito a mesma pergunta sobre os rumos do país nesses estados em dezembro. Comparando os resultados, o número de pessoas que acreditam que o Brasil está no caminho errado aumentou, enquanto o percentual dos que acham que está no rumo certo diminuiu.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, essa percepção negativa contribui para a piora na avaliação do governo.

"Além do fator econômico, que continua pesando negativamente na avaliação do governo, também pesa contra a percepção de que o país não caminha na direção certa. Essa é a percepção nos oito estados pesquisados. Sem um rumo certo, o governo transmite insegurança para a população", afirmou Nunes.

Apesar disso, os números do mercado de trabalho indicam um cenário positivo. O Brasil registrou o maior índice de empregos dos últimos quatro anos, com a criação de mais de 137 mil postos de trabalho em janeiro, segundo dados do CAGED. Ainda assim, muitos brasileiros afirmam que está difícil encontrar emprego e que a economia está ruim — uma percepção que não condiz totalmente com os dados oficiais.

O que será que o governo tem feito de errado para não conseguir transmitir esses resultados positivos à população? Os dados apontam para uma economia em crescimento e uma inflação que teve apenas uma leve alta.

Fica o alerta para que, nos próximos dois anos de governo, haja um contato mais próximo com a população, a fim de alinhar a percepção pública à realidade dos indicadores econômicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Política de Privacidade Política de Cookies