Mais polêmicas durante a campanha
"Anora", filme de 2024, levou cinco estatuetas para casa neste domingo (02/03). Os prêmios foram de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz, com Mikey Madison.
O prêmio que mais surpreendeu foi o de Melhor Atriz. Todos os jornais especializados indicavam que as possíveis vencedoras seriam Demi Moore ou Fernanda Torres. As duas tiveram campanhas fortes e polêmicas. Fernanda teve um vídeo de 20 anos atrás, em que fazia blackface, viralizado. Já Demi Moore foi alvo de críticas após a circulação de um vídeo em que ela beija um menino de 15 anos na boca, quando já tinha quase 20.
As polêmicas podem ter diminuído as chances de vitória das duas. Assim, Mikey Madison saiu vitoriosa, apesar de sua atuação ter sido considerada morna por alguns críticos.
Já o filme "Anora" traz uma narrativa datada, onde uma garota de programa se apaixona por um cliente. Algo semelhante já foi visto em "Uma Linda Mulher". De qualquer forma, o longa sai com cinco estatuetas e pode abrir portas para Mikey Madison conseguir papéis importantes no futuro.
No início da segunda fase da campanha do Oscar, Karla Sofia Gascón, protagonista de "Emilia Perez", chamou a atenção da internet ao insinuar que Fernanda Torres e sua equipe estariam fazendo campanha contra ela. Isso gerou indignação entre usuários do Twitter. Pouco depois, a jornalista canadense Sarah Hagi vazou diversos tweets recentes de Karla, nos quais ela criticava várias pessoas. As postagens prejudicaram a campanha de "Emilia Perez".
O diretor do longa, o francês Jacques Audiard, também se envolveu em controvérsias ao afirmar, em uma entrevista, que o espanhol era uma língua de países pobres.
Com tantas polêmicas, o filme saiu da campanha do Oscar com muitas críticas e poucas chances de vencer. Isso se confirmou na premiação, quando "Emilia Perez", que concorria a 13 categorias, levou apenas dois prêmios: Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe Saldaña e Melhor Canção Original por "El Mal".