Após briga com Zelensky, Trump suspende ajuda militar à Ucrânia


 

Nesta segunda-feira (03/02), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão de toda a ajuda militar à Ucrânia.

"O presidente deixou claro que está focado na paz. Precisamos que nossos parceiros também estejam comprometidos com esse objetivo. Estamos pausando e revisando nossa ajuda para garantir que ela esteja contribuindo para uma solução", disse um funcionário da Casa Branca à agência Reuters.

A suspensão da ajuda ocorre após um encontro tenso entre Trump e Zelensky, na última sexta-feira, na Casa Branca. Durante a reunião, houve um desentendimento, no qual Trump acusou o presidente ucraniano de não demonstrar gratidão pelo apoio militar dos Estados Unidos.

Em resposta, Zelensky criticou a postura de Trump, afirmando que o presidente americano minimiza os crimes de Vladimir Putin, a quem classificou como um assassino.

Enquanto isso, o Reino Unido segue em busca de uma solução para um cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia.

Na última conversa entre EUA e Ucrânia, Zelensky propôs que os Estados Unidos tivessem acesso a terras ucranianas para a extração de minérios.

Ao ser questionado sobre a viabilidade desse acordo após a suspensão da ajuda militar, Trump negou que a proposta tenha sido descartada.

"Não, eu não acho", disse o presidente americano, classificando a iniciativa como "um grande negócio para nós". Ele prometeu dar mais detalhes sobre a situação na noite de terça-feira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Política de Privacidade Política de Cookies